Apesar da idade podemos dar continuidade à nossa evolução. Esta continuidade nos leva à paz e a um confortável estado de saúde, felicidade e ao gozo da liberdade.
Nossa bagagem é grande, mas podemos aliviar seu peso procurando entender a lógica das coisas que aconteceram com cada um de nós ao longo de nossas vidas. Podemos nos libertar dos remorsos, das culpas, dos medos e dos apegos, quase sempre oriundos da natural inexperiência da pouca idade e dos preconceitos que trazem incompreensões.
Nossas crises e lutas podem ter acumulado em nós fontes de energias de alto poder construtivo para o prosseguir geral da vida em todo seu sentido. Se nossa constituição física nos impõe limitações para certas ações, nossa mente está plena de energias extra físicas de valores consistentes, que podem ser impulsionadas por uma intuição altamente desenvolvida.
Como em nossa cultura valoriza-se quase que absolutamente a força e os aspectos dos jovens, forma-se um grande desperdício no desprezo pela experiência acumulada dos mais velhos. O certo é a unidade potente formada pela competência atualizante do jovem, aliada a experiência enriquecedora dos idosos. Como rever tudo isso e nos colocarmos à disposição deste processo de plenitude evolutiva? Nossa situação é bastante delicada diante da família, da sociedade, dos costumes e principalmente de nós mesmos.Precisamos rever todo esse processo, retomar nosso lugar na dinâmica geral da vida e da infinitude universal.
domingo, 21 de julho de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSobre 'Idosos', enquanto bebemos da fonte desse Conhecimento diferenciado nos preparamos e nos fortalecemos para o passo seguinte, sem a pressão do calendário. Paulo Marques com sua sabedoria e generosidade nos presenteia com algo que -na essência -é tudo que a humanidade sempre buscou: a " fonte da juventude" , bastando para tanto resgatar e manter a conexão com a dinâmica da vida em sua infinitude. Tudo de bom!
ResponderExcluir(falha no sistema...reenvio comentário)
ResponderExcluirO processo de plenitude evolutiva é algo individual, único, singular. Tem a ver com as experiências pessoais do indivíduo ao longo de sua jornada, cada qual ao seu ritmo. É algo que requer Conhecimento. Conhecimento com 'C' , diferenciado, brotando de fontes diversas. Basta estar atento. Paulo Marques é uma dessas preciosas fontes de puro saber. Preciosa, não só pelo fato de ser rara mas, especialmente, por estar a disposição de todos, sem preconceito. Que privilégio! Bebi e bebo desta fonte que me traz a clareza necessária para caminhar conectada, experimentando a vida como ela é, feliz. Ponto. Minha gratidão eterna, amigo
O mundo muda, a tecnologia avança, os políticos prometem as mesmas coisas, o mal predomina...
ResponderExcluirEntão as identidades andam meio trocadas:
Alguns jovens agindo como idosos, alguns idosos agindo como jovens... Ambos esquecendo de que o caminho a percorrer não é nada a menos que buscar Evoluir o Ser, porque o Ter já está bastante disputado. E a vantagem é que, o Ser, não se disputa com ninguém, a não ser com você!