A diferença fundamental entre esses dois tipos de psicoterapia, prende-se ao limite de tempo e de espaço em que cada uma delas enquadra a pessoa do cliente. Nas psicoterapias convencionais leva-se em conta um tempo delimitado entre o nascimento e a idade atual da pessoa.
Nas psicoterapias holísticas considera-se a pessoa com um componente de vida bem mais vasto. Além disso, vários aspectos de abordagens poderá compor o processo de atendimento. Todo um universo de acontecimentos além daqueles situados no espaço entre o nascimento e a idade atual, é levado em conta. Neste universo podem ser incluídas vivências anterioriores através da sequência das reencarnações, assim como estados extra-físicos entre essas encarnações. Não apenas as vivências na linha do tempo, como também impressões e sentimentos captados por nossas percepções vibracionais podem compor um quadro de conteúdos. Todos esses conteúdos assim captados pela mente em expansão, juntamente com aqueles outos percebidos através dos nossos cinco sentidos físicos integram-se constituindo referenciais atuantes em nossas ações e reações do dia a dia.Diante desta vastidão tão infinita no tempo e no espaço, pode-se imaginar como é complexa a nossa composição pessoal.
De um modo mais simples, podemos dizer que as psicoterapias convencionais trabalham com nossa composição pessoal, e as psicoterapias holísticas consideram além disso a nossa dimensão transpessoal. Ambas essas vertentes psicoterápicas em nada interferem na competência dos seus profissionais. Ambas se complementam na contínua evolução do conhecimento humano.
Sendo assim limitações, dificuldades e problemas maiores ou menores podem ter suas origens em tempos e acontecimentos desde os mais remotos aos mais recentes, no decorrer da corrente evolutiva das nossas vidas, podendo comprometer tanto o nosso presente como o nosso futuro de forma positiva ou negativa.
Como as demais ciências, a psicologia vai seguindo seu processo evolutivo, tendo em suas etapas anteriores as formidáveis bases para seu prosseguimento na busca de servir cada vez melhor, no aprimoramento da vida humana diante de suas complexas responsabilidades no plano universal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário