sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

MAIS ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O EGO

Já vimos em outras considerações, que o EGO se constitui numa força interior provocadora de impulsos perturbadores na alma e no corpo ( medos, culpas e apegos).

O tipo de educação extremamente repressora contribui para o descontrole desta poderosa força, que bem equilibrada poderá ser colocada a serviço de nossa ética para com a vida em geral.

O Ego impede que nossas energias interiores se direcionem em sentido livre e feliz como componentes universais que somos.

O EGO numa posição madura, de nosso servo e não de senhor, deixa-nos em suficiente realismo diante das contingências da vida.

Apreciemos trecho correlacionado do livro MEDICINA DA ALMA de DRs. Shealy e Churchu:
"A base espiritual resulta na capacidade de examinar sinceramente as situações, sem ser induzidos ao erro pelo nosso condicionamento ou pelo tagarelar da nossa mente. O entendimento é a capacidade de penetrar a aparência superficial do mundo e, a partir da perspectiva da alma, compreender os princípios espirituais mais amplos que estão em funcionamento. Envolve o desapego, possibilitando que apliquemos a lógica e a racionalidade aos problemas que temos diante de nós, em vez de reagir a eles".

Nenhum comentário:

Postar um comentário