sábado, 14 de junho de 2014

CÂNCER E PSICOTERAPIA

Por ser o câncer, hoje em dia, um mal tão generalizado considero oportuno trazer a público algumas observações sobre a contribuição que a psicoterapia  possa trazer ao tratamento médico desta assustadora doença.

Ao serem localizados possíveis aspectos psicotraumáticos da doença, o tratamento médico poderá ser complementado através do apoio da psicoterapia.

O encontro de novas perspectivas para o sentido da vida do paciente, que venha substituir possíveis sofrimentos morais comprometidos com a instalação da doença, aspectos psicoterapeuticos poderão ser mobilizados no apoio ao tratamento médico desta doença. A respeito de tais observações, vejamos o que diz o conceituado físico quântico Fritjof Capra   em seu livro "Sabedoria Incomun" pag. 143 - edt. Pensamento Cultrix LTDA. -São Paulo, com base nas pesquisas de Carl e Stephanie Simonton.

"... Simonton esboçou então seu modelo incipiente, em que os estados físicos e psicológicos podem colaborar na implantação da doença. Em particular, destacou que o estresse emocional tem dois efeitos principais: o de inibir o sistema imunológico do corpo e, ao mesmo tempo. o de provocar desequilíbrios hormonais que resultam num aumento da produção de células anormais. Estão criadas assim as condições ideais para o crescimento do câncer. A produção de células malígnas é intensificada exatamente no momento em que o corpo é menos capaz de destruí-las.

A filosofia básica da abordagem de Simonton afirma que a proliferação do câncer envolve uma série de processos psicológicos e biológicos interdependentes, que esses processos podem ser identificados e compreendidos, e que a sequência de eventos que provocam a doença pode ser invertida levando o organismo de volta a um estado saudável. Para tanto, os Simontons ajudam seus pacientes a se tornar cientes do contexto mais amplo de sua enfermidade, a identificar os principais pontos de estresse em sua vida e a desenvolver uma atitude positiva diante da eficácia do tratamento e do poder das defesas do corpo".