Nestes meus 20 anos de trabalho com a Psicoterapia Holística, tenho constatado a possibilidade da ocorrência do fenômeno da reencarnação. Como diz a psiquiatra e psicoterapeuta de Vivências Passadas Maria Júlia Prieto Peres no prefácio da terceira edição brasileira do livro "Vidas Passadas em Terapia", do psicológo americano Dr. Morris Netherton pioneiro nesses estudos:"A TVP é uma psicoterapia, e,como tal, é uma forma de tratamento de certas patologias mentais, desajustes comportamentais e problemas supostamente de origem emocional, com o objetivo de remover e modificar sintomas, transformar padrões alterados de comportamento, promover e desenvolver o crescimento positivo da personalidade".
O mesmo posso eu dizer de possíveis fenômenos de reencarnação que tenho encontrado no atendimento aos meus clientes, que após recordarem fatos tidos como de vidas passadas, libertam-se de traumas e limitações, inclusive males de origem psicossomática, que os impediam de um viver pleno passando a adquirir forças suficientes para superar obstáculos e dificuldades.
Voltando ao citado livro do Dr. Morris Netherton terminemos esses ligeiros comentários com suas seguintes observações: "Os povos ocidentais tendem a encarar a reencarnação em termos do oculto e do bizarro. A reencarnação, porém, é parte do fundamento da filosofia praticada por novecentos milhões de hindus, budistas e jainistas. Para essas pessoas a idéia de que vivemos mais de uma vez é de fato tão comum na vida como são os credos religiosos ocidentais para nós. Essas pessoas representam perto de um terço da população mundial.
A Terapia das Vidas Passadas trata da reencarnação como fato provado; o que, certamente, é diferente. Tenho sérias dúvidas de que a reencarnação possas jamais ser provada e,realmente, não tenho interesse em prová-la. Tratamo-la como uma realidade por ser o único meio de fazer a terapia funcionar satisfatóriamente. os pacientes revivem cenas de vidas pregressas com o objetivo de compreenderem certos problemas que os afetam no presente. Seria fora de propósito por em dúvida a veracidade do material que eles relatam. A Terapia das Vidas Passdas não depende da "veracidade" da reencarnação, mas em deixar de lado a questão da "veracidade" de modo a trabalhar no sentido de sanar os problemas comportamentais do paciente".
segunda-feira, 23 de abril de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)