quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENCIA

Temos dois níveis de percepção, ou podemos dizer temos duas formas de perceber as coisas, as situações, as pessoas; um modo pessoal de agir diante dos previstos e imprevistos. Um deles nos é bastante familiar e usado rotineiramente; este é o nível de consciência sensorial. Desde criança que o utilizamos mecanicamente. É ele constituído pelos nossos cinco sentidos físicos, isto é: a audição, a visão, o olfato, o paladar e o tato. Por eles nos guiamos em nosso cotidiano. Com eles aprendemos a reagir automaticamente na proteção dos nossos constituintes físicos. Eles são especificamente feitos para essas defesas.
O outro nível de percepção mais amplo é constituído pelos nossos sentimentos , os quais vivenciamos constantemente, mas só os percebemos bem, diante de situações sentimentais mais profundas. São eles, por exemplo, a bondade, a confiança, o amor, a espiritualidade, a tristeza e outros assim, sem constituintes físicos. O fato é que na prática, esses dois níveis de percepção formam na verdade uma só unidade energética.
Não somos seres cartezianos, dualistas ou atuantes em partes separadas. Somos um conjunto que mesmo pessoalmente individualizados compomos a rede energética universal infinitamente evolutiva, sem início e sem fim, atemporal e inespacial, por mais difícil que nos seja captar com facilidade essas dimensões. O nosso intelecto é limitado para essas questões tão recentes e tão subjetivas, mas, com o tempo, alguns estudos, leituras e reflexões iremos entendendo estas vastidões na verdade tão singelas por constituírem o sentido da própria vida. Importante procurarmos entendimentos sobre as recentes descobertas da física quântica, as quais esclarecem de forma simples toda essa lógica, ampliando nosso conhecimento sobre esses assuntos.
Gosto de recorrer à iluminação de Jesus Cristo, que em sua percepção divina, torna tudo isso muito claro quando fala: “Conhece a verdade e a verdade vos libertará”. Isto é: a libertação pela nossa lucidez constituída pela unidade desses dois níveis de percepção, formadora de nossa única dimensão consciente.
Sugestão para leitura sobre a visão quântica em geral: “Sabedoria Incomum. Autor: fritjof Capra. Editora Cultrix.